Longa Caminhada...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como evitar a tentação?

Nos primeiros dias de emagrecimento,   independentemente método utilizado, a pessoa emagrece bastante e fica animada. Essa animação desvia a concentração do seu objectivo e a tentação começa a dar o ar da graça.
Temos de pensar que a tentação dura apenas um segundo. Sim, apenas um segundo. Se houver um objectivo claro e estimulador ao emagrecimento, essa tentação será logo afastada e não mais perturbará.

Mas, pode haver uma distracção. Como por exemplo: "se eu comer apenas um pedacinho desse bolo poderá não fazer diferença no meu emagrecimento, pois já emagreci bastante na primeira semana". Ou "será que com um pedacinho só desse bolo vou engordar?" Notem que essa pessoa está valorizando o bolo e desconcentrando-se do seu objectivo. A tentação vai ganhando força.

Caso uma pessoa ao lado saiba da sua dieta poderá dizer: "boba, coma só um pedacinho que não faz mal, amanhã você continua". E a pessoa pensa: "é mesmo, só um pedacinho não vai interferir".

E aí a tentação venceu a batalha e a pessoa come um pedacinho, mais outro e quando chegar em casa arrependida come outro doce porque já estragou a dieta e já.
Outra forma para afastar a tentação quando der vontade de comer algo fora do cardápio e do horário é distrair-se com alguma actividade que lhe dê prazer, como ler alguma coisa que goste, caminhar, mexer nas plantas, olhar um álbum de fotografias, entrar na internet e pesquisar. Enfim, fazer alguma actividade para preencher aquele vazio deixado pela vontade de comer um doce.

Se a vontade for muito forte outra sugestão é ter sempre no frigorifico uma gelatina diet ou uma fruta pouco calórica. Ainda para combater a tentação, é indicado manter os horários do cardápio e segui-lo rigidamente. Quando alimentar-se, mastigar bem, sentindo o sabor de cada coisa ingerida.

Exercício físico regular, como a caminhada, é muito bom para libetar serotonina no organismo e dar sensação de bem estar. Para que não sofra tentação dentro de sua casa, evite comprar doces e alimentos calóricos demais. Sabendo que não tem nada em casa não será tentada.

Amplie o tempo de convivência familiar, trocando mais experiências, dando mais atenção às pessoas, conhecendo-as melhor. Compartilhe actividades com eles. Às vezes, o vazio pode estar justamente no sector familiar, que faz você procurar alimentos para preenchê-lo.

Tenha sempre em mente o seu objetivo e visualize seu resultado. Nesse caso, o futuro estimula o presente e faz esquecer os esquemas mentais passados. As tentações podem ser vencidas.

5 comentários:

  1. Gostei muito do texto, e pude ver várias coisas que tb eu já fiz e estao incorrectas.. temos mesmo de mudar a nossa mentalidade!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei do que li, escreveste aqui grandes verdade!!!

    Um beijinho, boa Páscoa e toca a n cair nas tentações q com ela aparecem :)

    ResponderEliminar
  3. ola =)

    gostei do que disseste ,, é uma grande verdade!

    eu ca para nao ter tantos impulsos .. como um kuadradinho de chocolate negro por dia .. assim consigo me controlar!

    =)

    bjinhs

    ResponderEliminar
  4. Caraca! Amei o post! Acredita que faço exatamente isso?
    Na primeira semana emagreci bem! E faço exatamente essas perguntas a mim mesma qnd quero comer algo que nao posso. Aiiii que sentimento de culpa eu fiquei agora!

    Mas vou mudar! Prometo!

    Bjokas amor
    Tenha um ótimo feriadao

    ResponderEliminar
  5. Pura verdade!! Mas de vez em quando tb faz bem deixar vencer a tentação sem sentimento de culpa a seguir!! Mas o que escrevest é bem verdade, as vezes atras de uma vem outra e mais outra, depois caimos num desespero de culpa aiii :-( as vezes mais vale nao provar! Se se prova ja n se para! Comigo é assim, as vezes nem provo as coisas, porque já sei que depois apetece mais e mais!! Temos de pensar sempre no nosso objectivo!! Grande verdade* beijoka

    ResponderEliminar