Longa Caminhada...

domingo, 13 de março de 2011

Quantas calorias tem 1 kg??

Qual o peso de uma caloria?

Meninas após uma pesquisa aqui pela net fiquei sabendo que 1kg de gordura = 7700kcal e para nós perdemos meio quilo por semana temos de consumir menos 550 calorias do que a nossa necessidade diária!
Isto é facil perceber...então é assim:
se queremos perder meio kg por temos de consumir menos 3850 kcal por semana o que dividido pelos 7 dias da semana dá 550 kcal por dia.
Agora temos de calcular a nossa necessidade calórica diária basal, que varia de pessoa para pessoa existem vários métodos para fazer esse cálculo. Mas de uma forma simples sabemos que:
Para cada kg de peso são necessários 1,3 kcal para cada hora.
Então,
uma pessoa que pese 65kg precisa:
1,3 x 24 horas x 65 kg = 2028 Kcal diárias.
Para conseguir eliminar meio quilo por semana terá de ingerir:
2028-550= 1478 Kcal por dia.

À medida que vamos emagrecendo as nossa necessidades calórica diárias vão-se alterando portanto é necessário reformular os cálculos.
Este exemplo que dei para calcular a energia basal nao engloba o exercicio fisico mas encontrei um site que calcula a necessida energética de forma mais correcta tendo em conta outros parametros como altura, sexo e actividade fisica se tiver curiosidade em calcular as suas necessidades energética clique aqui!

Bom domingo!

12 comentários:

  1. Não fazia ideia! Obgd pela info :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida!
    É uma informação que vale a pena pensar e observar .
    Fora o peso psicológico que calorias a mais fazem no nosso ser.
    Bjs e bom domingo !! :)

    ResponderEliminar
  3. Não sabia, obrigado por partilhares =)
    E o problema disto é que quanto mais te aproxima do peso ideal para a tua altura, mas difícil é de perder esse meio quilo por semana lol (só se deixássemos de comer, o que é impensável ;))

    **

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Daquilo que sei, e sei pouco, não sou nenhuma expert, a resposta à questão "Quantas calorias tem 1kg?" e "Qual o peso de uma caloria", não é assim tão linear. Aquilo que sabe é que os macronutrientes, que se dividem em 3 grupos: proteínas, hidratos de carbono e lípidos, tem diferentes calorias por grama. A saber:

    Proteínas: Contém 4 calorias por grama. Leguminosas, lacticínios, carne, peixe e ovos são as principais fontes proteícas


    Hidratos de Carbono: Cada grama de hidratos de carbono contém 4 calorias. Principais fontes de HC: Cereais, frutas, leguminosas, grãos, farinhas e vegetais são algumas das principais fontes.

    Lípidos: cada grama contém 9 calorias. Frutos secos, azeite, óleos vegetais, peixes gordos e manteiga são grandes fontes de lípidos.

    O que isto quer dizer é que 1 kg de nozes tem muito quase o triplo das calorias de 1 kg de frango. A questão do peso da caloria é linear, quando falamos em calorias referimo-nos ao valor energético dos alimentos, na
    verdade queremos dizer a quantidade de energia presente, a quantidade energética varia é em função do alimento ingerido, dado que nem todos os alimentos tem o mesmo peso energético, como demonstrado acima.

    Se quiserem saber mais sobre este assunto, deixo-vos uma fonte que sintetiza muito bem esta questão:
    http://heavyhealth.blogspot.com/2010/03/os-macronutrientes.html

    Desculpa o testamento, achei interessante a tua questão, é de facto muito prática, e este é o meu entendimento sobre este assunto.

    Beijos,

    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. sabes que ás vezes é complicado gerir a alimentação quando almoçamos com outras pessoas que não sabem que estou a fazer dieta.
    Tento compensar e claro que prefiro comer apenas sopa á noite e ao almoço uma refeição "normal", mas ás vezes n é possivel! Mas pronto vou tentar fazer isso pois que é o ideal ;)
    Obrigada e BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  6. Super interessante! Apesar de achar que depende mesmo de cada organismo :) *

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post linda!
    Dá para ter uma maior noção das nossas dietas :)
    Beijos grandes
    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Gostei de saber.
    Muito útil o teu poste.
    Continua.

    Beijos
    Elsa

    ResponderEliminar
  9. Tenho um selinho para ti no meu blog. beijos

    ResponderEliminar